Dicas valiosas para um 2024 mais próspero para sua empresa

importante focar no lucro e não só no faturamento na hora do planejamento

Especialista em finanças alerta que é importante focar no lucro e não só no faturamento na hora do planejamento

Autor(a): Beatriz Machnick Fonte: A Autora

Em meio a um ambiente econômico desafiador, a gestão financeira adequada é fundamental para a sobrevivência e o crescimento sustentável dos negócios. E é quando o ano está acabando que as empresas começam a fazer o planejamento para o ano novo.

Segundo a especialista em finanças, Beatriz Machnik, da BM Finance Group, o que sustenta um negócio a longo prazo não é a receita, mas o lucro - e grandes faturamentos não significam, necessariamente, grandes resultados.

Muitas empresas concentram seus esforços no aumento das vendas e na aquisição de novos clientes, mas negligenciam a importância de manter uma base financeira sólida.

Para auxiliar nesse processo, Machnik tem dicas valiosas para empresas de todos os tamanhos.

- Faça um levantamento das propostas enviadas x fechadas e contate possíveis clientes que não fecharam com você.

-Revise seus custos e despesas e compare com o ano anterior. Você cresceu em lucro na mesma proporção que cresceu em receita e custos?

-Garanta a receita projetada do primeiro trimestre de 2024 ainda no último trimestre de 2023. Não espere o ano novo começar.“Gosto muito da frase: ‘Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve’. Precisamos saber muito bem para onde ir. E isso começa ainda em 2023, com uma revisão do seu ano e a elaboração de um planejamento realista para 2024”, orienta.

Machinik destaca que nesse planejamento, é preciso trazer metas e estratégias. As metas são os alvos que sua empresa deseja atingir, e para cada um deles é preciso ter um método para chegar lá. As estratégias nos auxiliam a encontrar a forma certa para alcançar cada meta.

“Se o seu problema são dívidas, seja como pessoa física ou jurídica, o segredo está em prever os pagamentos futuros. Janeiro é aquele momento em que temos que pagar IPVA, IPTU, renovar matrícula de escola, honrar o cartão de crédito do Natal e das merecidas férias - e a conta chega”, alerta. Por isso, ela diz que é essencial trabalhar com um orçamento bem ajustado e em caso de endividamento o segredo é colocar tudo na ponta do lápis, visualizar essa despesa e colocar uma programação de pagamento para cada gasto.

“Lembre-se: a direção é mais importante que a velocidade. Então, é melhor se organizar e quitar tudo aos poucos do que nunca começar”.

 

 

 



Ultimas postagens

BLOG

LEIA TODAS AS NOTÍCIAS

Contadores são grandes aliados na hora de manter a rotina financeira e gestão dos negócios
Contabilidade para PME: como fazer, dicas e pontos mais importantes
Nova tabela do Imposto de Renda tem novos valores de isenção e desconto simplificado
Tabela do Imposto de Renda 2024 é oficialmente atualizada; veja o que muda
A entrega da declaração do Imposto de Renda começa dia 15 de março
Imposto de Renda: saiba como se preparar e quais documentos reunir
WhatsApp chat

Nós utilizamos cookies neste para poder oferecer uma melhor experiência. Para conhecer a nossa Política de Privacidade e Conformidade com a GPDR, clique aqui.