Tão importante quanto uma boa ideia, é definir a melhor estratégia para criar um negócio. Para isso, é fundamental ter metas claras, definir quais produtos ou serviços serão oferecidos e a melhor maneira de comercializá-los, ou seja, antes de colocar a mão na massa é necessário ter planejamento financeiro e estratégico que permita antecipar desafios e indicar os caminhos que devem ser percorridos para alcançar seus objetivos.
PENSANDO EM EMPREENDER? CONTINUE A LEITURA E VEJA POR ONDE COMEÇAR.
PESQUISA DE MERCADO: para que uma boa ideia se transforme em negócio, é preciso de clientes que a valorizem. Ao entrar no mercado, é importante entender as características do nicho em que pretende atuar, os principais concorrentes, as formas de atendimento ao cliente, os preços, os métodos de gestão, entre outros aspectos.
COMPREENDER O LOCAL (FÍSICO OU DIGITAL) DAS VENDAS: o mercado digital é uma realidade que cresce a cada ano. No entanto, as lojas físicas seguem relevantes para muitos consumidores que desejam testar, tocar ou experimentar os produtos. Ambas as estratégias possuem vantagens e a integração de canais digitais e físicos tem grande potencial para aumentar a visibilidade da empresa e alcançar mais clientes.
REGISTRAR A EMPRESA: a atual legislação comporta diferentes níveis de regularização de empresas, que podem se diferenciar de acordo com a renda, a quantidade de empregados e o ramo escolhido.
Formalizar o seu negócio é importante para passar mais seriedade aos clientes e fornecedores, além de possibilitar que você usufrua de benefícios específicos para pessoas jurídicas, como emitir nota fiscal.
O QUE PLANEJAR E DICAS DE COMO ABRIR UM NEGÓCIO
• Buscar capacitação e conhecimento;
• Estar atento a burocracias brasileiras;
• Plano de negócios;
• Controle e planejamento financeiro;
• Investir em marketing;
• Controle dos processos;
• Networking.
NEGÓCIO FÍSICO OU DIGITAL, POR ONDE COMEÇAR?
Apesar da tendência do digital, o negócio físico ainda é importante em muitos casos. Cada uma dessas modalidades traz diferentes dinâmicas que podem ter aspectos positivos e negativos.
As experiências de compra, o contato e o relacionamento com o cliente são algumas delas. A preferência pode depender se a venda é de produtos ou serviços e também do grau de atenção que o cliente procura. Veja alguns pontos para observar em cada um dos modelos:
MODELO DE NEGÓCIO FÍSICO
• Experiência diferenciada;
• Pagamento facilitado;
• Formas de mostrar a qualidade do produto;
• Local para conhecer e provar os produtos.
MODELO DE NEGÓCIO DIGITAL
• Atendimento on-line;
• Experiência sob demanda;
• Atuação no mercado local, nacional e internacional.
OUTROS MODELOS:
FIGITAL: coexistência entre físico e digital, que pode ajudar a loja na expansão do produto/serviço e aumento de vendas.
OMNICHANNEL: múltiplas redes de relacionamento integradas podem agradar pessoas que buscam várias formas de conexão.
Fonte: Sebrae